Instituto Pensar - PSDB recua e mantém apoio a Baleia Rossi na Câmara

PSDB recua e mantém apoio a Baleia Rossi na Câmara

por: Nathalia Bignon 


O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) ? (Foto: Michel Jesus / Câmara dos Deputados)

Após muito desgaste interno, nesta segunda-feira (1º) o PSDB voltou atrás e decidiu permanecer no bloco de apoio à candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara. A informação foi divulgada pela jornalista Daniela Lima, na CNN Brasil.

O recuo dá novo fôlego à campanha do emedebista, que é apoiado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Rodrigo e Baleia sofreram um forte revés na noite de domingo, quando o Democratas, partido de Maia, decidiu deixar de apoiar Rossi e declarou neutralidade. Havia uma pressão para que a sigla migrasse de bloco e passasse a integrar o grupo de apoio a Lira.

A debandada dos partidos logo levantou gerou a suspeita para o risco de o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deflagrar processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro antes de deixar o comando da Câmara nesta segunda-feira (1º), o Planalto acionou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o presidente do Progressistas, Ciro Nogueira, para tentarem fazer uma interlocução com o demista.

Após o desembarque do DEM, cresceu a pressão para o PSDB fazer a mesma guinada nesta segunda-feira (1°). Integrantes da sigla diziam que a possibilidade de o tucanato migrar para a neutralidade era muito grande. Caciques do PSDB atuaram para conter o movimento. Entre eles o governador João Doria e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

A sessão que definirá o futuro da Câmara está prevista para começar às 19h desta segunda. Depois da fala de todos os candidatos, inicia-se o processo de votação. Previsão é que votação siga durante toda a noite de hoje e, se houver segundo turno, entre pela madrugada.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: